quinta-feira, 12 de novembro de 2009

Incentivo Fiscal

Lei corta pela metade ICMS das artesanais Medida que baixa o imposto de 25% para 12% vai atingir a maioria das cervejarias do Vale FLORIANÓPOLIS.

Os proprietários das microcervejarias artesanais de Santa Catarina tiveram um bom motivo para brindar ontem. Foi aprovado o Projeto de Lei 367/09, de autoria do governo do Estado, que prevê a redução do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS). Hoje, a alíquota do ICMS que incide nas saídas de cerveja e chope artesanal é de 25%. Com a redução, o ICMS ficará em 12%. O desconto representa uma queda de mais da metade do imposto.

A mudança entrará em vigor após a sanção do governador Luiz Henrique da Silveira e a publicação no Diário Oficial. Com a medida, serão beneficiadas empresas com capacidade para produção de até 200 mil litros por mês.

O presidente da Associação de Cervejarias Artesanais de Santa Catarina, Edgar Freitas, anunciou que fará uma reunião com os associados para depois pronunciar-se oficialmente. O secretário da Fazenda de Santa Catarina, Antonio Marcos Gavazzoni, explica que a concessão do desconto não trará impacto negativo na arrecadação do governo. O objetivo do projeto é incentivar a produção. O secretário diz que as microcervejarias da região não conseguem competir com produtoras de outros estados, devido à carga tributária. - Em termos financeiros, para o governo não significa muito. Mas para os empresários fará diferença e proporcionará crescimento - explica Gavazzoni. O secretário calcula que entre 8 e 10 empresas se enquadram no incentivo. Um folêgo às pequenas cervejarias.

Para o sócio-proprietário da Schornstein, Maurício Zipf, é isto o que representa a redução do ICMS: - Não há como repassar a redução ao consumidor. Viemos de um quadro ruim desde o ano passado. Agora vamos ganhar folêgo. A tendência é de crescimento - estima.

O que diz a Lei 367/09 - É considerada microcervejaria a empresa cuja soma da produção anual de cerveja e chope não seja superior a 3 milhões de litros, considerando todos os estabelecimentos; - O benefício fica limitado à saída de 200 mil litros por mês, considerando chope e cerveja artesanal. Com esta limitação, nem todas as microcervejarias serão beneficiadas; - É cerveja ou chope artesanal o produto cujo extrato primitivo tenha no mínimo 80% de cereais malteados ou extrato de malte; - Não será concedido o benefício ao contribuinte em débito com a Fazenda Estadual.

Fonte: SEFAZ/SC

sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Desgustação de Quadruppel

Na quarta-feira realizamos uma degustação de Quadruppels na casa do Marco Zimmermann e do Murilo Foltran. Participaram ainda o Max (Traíra) e o Tonera.

Foram degustadas as seguintes cervejas:
Chimay (Blue) - Sem comentários...a grande campeã da noite, devido ao sabor, aroma e o prazer que é tomar uma cerveja desse nível. Ela possui teor alcoólico de aproximadamente 9%, cor marrom/turva, aroma doce, torrado e frutado e textura aveludada.
Tonera Quadruppel - Excelente cerveja, com bastante complexidade. O aroma de ameixa bastante evidente. Ficou em segundo lugar na avaliação geral.
Urthel Samaranth - Uma boa surpresa. Cerveja muito boa, bem encorpada, com aroma doce e alcoólico e sabor complexo. Teor alcoólico de 11,5%. Ficou em terceiro lugar.
La Trape Quadruppel - Boa cerveja de cor marrom/rubi e teor alcoólico de aproximadamente 10%. O aroma não é marcante e a cerveja um pouco doce. Esperava mais dessa cerveja. Ficou em quarto lugar.
Walls Quadruppel - Bem interessante a Quadrupel da Walls. Cor marrom também, com aromas bem acentuados e corpo intenso. Ficou em quinto lugar.
Dama do Lago - A dama do lago, vencedora do concurso da Eisenbah, ficou em quarto lugar, apesar de ser também uma boa cerveja, com 9% de teor alcoólico. Cor marrom escura e turva. O sabor é um pouco doce. Ficou em sexto lugar.
Quadruppel do Lapoli - Boa cerveja do nosso amigo Lapoli. A comparação com cervejas já consagradas fez com que ela ficasse em último lugar, mas isso não deve desmerecer as suas qualidades. Bom aroma e cor escura. Faltou um pouco de corpo para uma Quadruppel.

As cervejas foram degustadas com queijos e salames trazidos pelo Murilo de Londres e carnes suínas.

quarta-feira, 4 de novembro de 2009

Catarina Bier Festival 2009


Para encerrar o calendário de 2009 a Associação dos Cervejeiros Artesanais de Santa Catarina (ACervA Catarinense) promoverá o Catarina Bier Festival – Encontro de Cervejeiros Caseiros e Cervejarias Artesanais.

Aberto a todos os interessados, o festival contará com uma grande variedade de cervejas caseiras, especialmente produzidas pelos associados, além das cervejas das principais cervejarias artesanais da região. Tudo isso acompanhado de um delicioso almoço.

O festival acontecerá no dia 05 de dezembro das 10:00 às 17:00 horas no Figueira Restaurante & Choperia, localizado na Rua Mariana Bronnemann, nº 527, no bairro da Velha, em Blumenau – SC. Vagas limitadas.

As inscrições serão abertas em breve. Maiores informações no site da AcervA Catarinense.


terça-feira, 3 de novembro de 2009

Chega ao Brasil a renomada cerveja inglesa IPA Fuller's

Elaborada de forma tradicional com selecionados maltes e lúpulos ingleses, como Goldings, Fuggles e Target, a cerveja Índia Pale Ale da Fuller's chegava ao subcontinente indiano em excelentes condições.

Fiel à tradição deste tipo de cerveja, originalmente desenvolvido para sobreviver à longa e incerta viagem até a Índia, esta IPA faz jus ao seu nome. Tem uma boa atenuação, com boa presença de lúpulos de amargor e aromáticos, que proporcionam um equilíbrio único neste estilo. Depois da maturação na cervejaria, é refermentada em garrafa para garantir o sabor mais fresco e enfrentar os rigores do embarque e armazenamento. O aroma inicial é floral e de lúpulo um tanto condimentado com um leve toque picante, terminando num sutil tom frutado.

Por Conta da fermentação na garrafa, a cerveja tem um brilho a mais, com frescor inicial no paladar e o sabor de malte frutada sobressaindo. Apesar de ser uma cerveja de alto amargor (em torno de 50 IBUs!) o retrogosto não é agressivo, mas agradavelmente refrescante, deixando uma sensação de quero mais no paladar! Teor alcoólico de 5.5°GL por volume (condicionada na garrafa) ou (5.5 % ABV) ( bottle conditioned) Preço médio: R$ 23,00.

Ps: Ainda não encontrei um exemplar em Florianópolis...

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Roteiro para fabricação de cerveja

Esse post é para facilitar a vida dos cervejeiros iniciantes. É um roteiro simples e exemplificativo de como fazer cerveja de forma prática. Aconselho aos que seguirem esse roteiro, que preparem suas receitas, após estudarem os estilos e conversem com os cervejeiros mais experientes, pois alguns passos do roteiro abaixo podem variar de acordo com o tipo de cerveja.

ROTEIRO PARA FABRICAÇÃO DE CERVEJA
1- Lavar bem os equipamentos
2 - Esquentar a água (74 C)
3- Moer o malte
4 - Adicionar o malte na água (73 C)
5 - Colocar água de lavagem para esquentar (80 C)
6 - Controle de temperatura (64-68 C)
7 - Elevar a temperatura do mosto (76 C)
8 - Re-circular o mosto
9 - Lavar o malte utilizando a água de lavagem
10 - Fervura
11 - Colocar os lúpulos e whirflock nos tempos certos de acordo com a receita
12 - Imergir o chiller para resfriar a cerveja
13 - Ativar o fermento e misturar a cerveja (27 C)
14 - Extrair amostra para medir a densidade (20 C)
15 - Colocar o airlock
16 - Transferir para maturação após 7 dias
17 - Engarrafar ou colocar a cerveja em post mix
18 - Beber

Essa semana iniciarei os estudos sobre as leveduras. Em breve devem sair alguns posts.

Abraços e boa semana cervejeira!!!

As cervejas de novembro e dezembro

Iniciarei a semana com 3 cervejas em diferentes estágios:

- Sambaqui Strong Golden Ale:
Cerveja estilo belga com teor alcoólico em torno de 9% e cor dourada-avermelhada.
Ela está em processo de maturação, que terá duração de 20 dias, ficando pronta no fim de novembro.

- Sambaqui Imperial Stout:
Cerveja escura e denda com alto teor alcoólico (10%). Possui espuma cremosa e densa, além de aroma torrado.
Está em processo de fermentação até a próxima semana, quando será transferida para a maturação.

- Sambaqui Abadia:
Cerveja dos monges, utiliza aveia e cevada e a grassagem é feita em degraus de temperatura. Teor alcoólico em torno de 6%.
Está em processo de fermentação até a próxima semana, quando será transferida para a maturação.

Na próxima semana ainda não decidi, mas estou pensando em fazer uma Sambaqui Amber Ale, cerveja estilo americano, ou uma Dunkelweizen, para variar os estilos e cores das cervejas que estarão prontas em novembro e dezembro.

Em breve farei um post sobre a harmonização dessas cerverjas.